A Identidade e suas camadas

A Identidade de uma pessoa é uma construção complexa e multifacetada, composta por diversas camadas que interagem entre si para formar o que consideramos ser nosso “eu”. É por meio do Autoconhecimento e Autogestão que compreendemos melhor essas camadas para viver uma vida mais plena e autêntica.

Buscando traduzir o tema amplo e complexo que é compreender nossa Identidade em uma abordagem mais didática para facilitar a identificação daquilo que gostaríamos de nos aprofundar, trago a ideia de ser formada por camadas de aspectos internos — pensamentos, emoções & sentimentos, e valores & crenças — e manifestações externas — motivações e comportamentos.

Considero os Pensamentos, que são a base da reflexão interna, como a primeira camada. Estes são frequentemente considerados como o ponto central do autoconhecimento, pois influenciam diretamente todas as outras camadas. São inúmeras as abordagens que se aprofundam nos pensamentos, sendo algumas delas dedicadas a:

  • Estudar os processos mentais que determinam como interpretamos e reagimos ao mundo, possibilitando a reestruturação de pensamentos disfuncionais para melhorar a saúde mental;
  • Compreender a base biológica das estruturas cerebrais e sua influência na plasticidade cerebral e mudança de pensamentos ao longo da vida;
  • Explorar questões fundamentais sobre a consciência, a experiência subjetiva e o papel dos pensamentos na constituição do ser.

Na segunda camada temos as Emoções & Sentimentos, as cores da experiência humana, que são experiências internas essenciais para a interpretação dos eventos da vida, representando reações tanto aos nossos pensamentos quanto às circunstâncias externas. Vale destacar teorias como as primeiras relações afetivas moldam nosso panorama emocional influenciando as reações emocionais e relações interpessoais, e a importância das emoções positivas para a constituição de uma vida satisfatória e significativa.

Os Valores & Crenças, nossa bússola interna, representam a terceira camada da identidade, fornecendo uma estrutura básica e lógica sobre o que consideramos moral e ético, guiando nossas ações e decisões de maneira consistente com o que valorizamos. São influenciados por diversas fontes, como a família, as experiências pessoais, a cultura e a religião.

Partindo para as camadas de manifestações externas, temos as Motivações, que são os nossos verdadeiros impulsionadores de ações, direcionando-nos a agir de certa forma a partir da influência direta das camadas internas. As motivações podem ser intrínsecas orientadas para a autorrealização ou extrínsecas, para necessidades fisiológicas, de segurança ou estima.

Finalmente, os Comportamentos são a manifestação externa mais evidente de nossa identidade. Eles são a expressão prática de nossos pensamentos, emoções, valores e motivações. Os comportamentos podem ser adaptativos dependendo de quão bem eles alinham com as exigências da realidade e nossos objetivos pessoais em um determinando momento da vida.

Fica perceptível que a complexidade para compreendermos nossa identidade é igualmente refletida em cada camada. Além das vastas abordagens científicas a serem consideradas, ao final, ainda somos seres únicos com suas respectivas experiências pessoais, indicando que jamais teremos uma receita universal para entendermos a nós mesmos ou um manual único sobre como nos manifestarmos da melhor forma. Por esse motivo, é fundamental assumirmos a liderança e curiosidade nesse entendimento.

O processo de entender as diversas camadas que formam nossa identidade, contando com os recursos que possuímos – Autoconhecimento e a Autogestão –  não apenas beneficia nossa melhor regulação emocional, o aumento da autoestima e o bem-estar, mas também melhora nossa interação com os outros, nossa capacidade de responder aos desafios da vida, e, principalmente, um sentido de propósito mais esclarecido.

Ao dedicar tempo e esforço para se conhecer melhor, possibilitará viver de maneira mais autêntica e realizada, investindo vida, seu recurso mais precioso, na maior razão da sua existência: VOCÊ!

Últimos Posts

Autopercepção

A Autopercepção é a maneira como uma pessoa se vê no momento presente, incluindo a percepção de suas emoções, comportamentos e estados internos. Foca na consciência imediata de como se sente e age, e como essas percepções influenciam suas interações com o mundo. Trata-se do ponto de partida para avançar na jornada de autoconhecimento, que é o entendimento profundo de

Leia Mais ...

Desfazendo nós – resolução de problemas da VIDA com simplicidade

A vida é uma caminhada cheia de oportunidades e desafios, onde cada obstáculo contribui para sua riqueza e complexidade. Problemas surgem em várias formas – sejam pessoais, profissionais, relacionais ou de saúde – e aceitar sua presença é essencial para uma existência equilibrada. Esses desafios, sejam eles simples e passageiros ou complexos e duradouros, são parte integrante do que vamos

Leia Mais ...

A Identidade e suas camadas

A Identidade de uma pessoa é uma construção complexa e multifacetada, composta por diversas camadas que interagem entre si para formar o que consideramos ser nosso “eu”. É por meio do Autoconhecimento e Autogestão que compreendemos melhor essas camadas para viver uma vida mais plena e autêntica. Buscando traduzir o tema amplo e complexo que é compreender nossa Identidade em

Leia Mais ...